Apresentação

Com a sua aprovação pela CAPES em 2008, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA) foi criado com a proposta de buscar a aproximação dos professores à base teórica dos estudos e pesquisas nestas áreas, proporcionar reflexões fundamentais sobre as perspectivas das diferentes linhas de pesquisa prioritárias na atualidade e incentivar trabalhos que permitam avançar na compreensão dos problemas relacionados com a aprendizagem e a divulgação científica. Com isso, esse Mestrado se propõe a fornecer uma importante contribuição para a construção de um suporte teórico-metodológico que terá como fruto uma maior consistência política, pedagógica e científica para a apreensão dos problemas que perpassam o ensino.

O espectro das pesquisas desenvolvidas neste Programa abarca desde aquelas que tratam da gênese do conhecimento das ciências e da matemática, dos objetivos da educação científica, da relação entre o ensino e a aprendizagem, da relação das ciências com as questões sócio culturais, da relação com os saberes científicos e cotidianos, da ciência e a técnica como cultura e força produtiva, até aquelas que busquem o desenvolvimento de propostas curriculares, de didáticas específicas ou de forma de avaliação dos processos escolares.

Assim, de forma diferente dos programas desenvolvidos no âmbito das faculdades de Educação, a existência de uma dimensão interdisciplinar entre as diferentes unidades permitirá privilegiar os aspectos mais específicos da própria natureza da Biologia, da Física, da Química e da Matemática, sejam eles históricos epistemológicos ou do conteúdo específico dessas ciências.

O mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática, por razões decorrentes de ser o único Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Estado, deu ênfase às questões direta ou indiretamente relativas a Educação Básica em suas múltiplas dimensões, que vão desde a Formação de Professores, os Processos de Ensino e de Aprendizagem,  questões relativas a Interculturalidade e às Relações Étnico Raciais, entre outras. Apesar das mudanças que uma história de mais de uma década acarretam, o objetivo geral do Programa tem se mantido no sentido de aprofundar os estudos sobre o contexto local e regional.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática oferece curso de mestrado acadêmico, que tem como público-alvo profissionais da Educação portadores de diplomas em cursos de graduação em física, química, biologia, matemática e pedagogia, principalmente aqueles licenciados. Portanto, o núcleo está aberto a graduados e pós-graduados nas Ciências Exatas e Biológicas, bem como nas Ciências Humanas e Sociais, que atuam nos diversos níveis de ensino, e também a profissionais de áreas afins que queiram dedicar-se à pesquisa no ensino.

O objetivo geral do PPGECIMA é a continuidade da formação de professores, educadores e pesquisadores capazes de entender e investigar a produção da ciência e suas formas de socialização, considerando a apropriação produtiva do conhecimento científico e tecnológico, a dinâmica social da ciência e da tecnologia e a contextualização do ensino.

Os projetos de mestrado concluídos têm contribuído para uma expressiva produtividade científica, que é caracterizada por livros e artigos científicos, que abordam principalmente temas como:

- Ensino na perspectiva ciência-tecnologia-sociedade;

- Representações sociais e docência;

- Formação de jovens e adultos no ensino básico;

- Metodologias contemporâneas visando à aprendizagem significativa (objetos virtuais, softwares, mapas conceituais, entre outras);

- Ensino a distância;

- Alfabetização científica;

- Ensino e aprendizagem de ciências e matemática em espaços não formais;

- Teorias e pressupostos que fundamentam as práticas de ensino/aprendizagem de ciências e matemática.

- Educação inclusiva e as relações étnico-raciais no ensino de ciências.

Esses temas são atuais e pertinentes, tomando-se como base estudos divulgados nos últimos anos por entidades governamentais e na literatura científica.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática norteia-se por preocupações pautadas em:

- Democratizar o acesso à cultura científica, tendo como meta a compreensão dos saberes construídos no mundo quotidiano e no mundo científico, como aspectos fundamentais para o exercício da cidadania e para a exploração do potencial das responsabilidades profissionais e sociais de cada indivíduo;

- Formar profissionais qualificados em nível de Mestrado para atuação nos diferentes níveis de ensino, visando, além da formação de recursos humanos, a formação integral do homem como sujeito social capaz de construir o conhecimento científico, suas técnicas e tecnologias sem perder de vistas os nexos com o campo teórico educacional. Com isso, formar professores sob a ótica da inegável vinculação entre as diferentes dimensões do ser humano, campo em que a ciência se produz e se transforma num movimento continuado de produção. Afinal, será a capacidade humana de transmitir e inovar o patrimônio de conhecimento que viabilizará o enfrentamento dos desafios contemporâneos impostos à educação cientifica e às demandas por tecnologias socialmente responsáveis;

- Analisar a relação entre a construção dos saberes científicos e quotidianos e suas implicações para o ensino da ciência e da matemática bem como nas interações entre tecnologia, sociedade e produção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem;

- Desenvolver ações que articulem teoria e prática no ensino de ciências e da matemática;

- Promover a constituição de habilidades voltadas às situações didáticas no ensino de ciências e da matemática para auxiliar a construção de projetos de ensino interdisciplinares,

- Analisar os nexos entre conhecimento/saberes científicos, tecnologia e sociedade considerando a transversalidade do conhecimento;

- Promover a construção de recursos para divulgação e popularização da ciência e da matemática em diferentes níveis de ensino.

O Programa está estruturado em duas linhas de Pesquisa:

1) Epistemologia e ensino, práticas pedagógicas e formação de professores;

2) Cultura, currículo e processos de ensino aprendizagem.